SnowAdventures - Ski e Snowboard Reserva de Hotéis Estados Unids, Eurospa, América do Sul
Home  |  SnowAdventures TV  |  Estações  |  Artigos  |  Vídeos  |  Forum  |  Blog  |  Links  |  Contato  
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Relato: Chamonix - março 2012

Responder Responder Página  123>
Autor
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
kasai Veja o Drop-Down
Iniciante
Iniciante

Status Online: Offline
  Citação de  kasai Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Relato: Chamonix - março 2012
    Enviado: 19 Mar 2012 em 8:11pm
Resolvi fazer um rápido relato sobre minha Snowtrip para Chamonix pela UCPA pois muito me perguntaram como era o esquema dessa instituição. Segue então um breve relato:

Como esse ano não sei se vou conseguir tirar minhas férias no meio do ano e fazer a tradicional snowtrip no Hemisfério Sul, resolvi pegar uma semana de folga e rumar ao Hemisfério Norte.
Após muita pesquisa e umas dicas do pessoal do fórum, me deparei com uma instituição sem fins lucrativos francesa chama UCPA

que fornece pacotes de esporte de aventura muito bons. Essa instituição foi criada em 1965 para fomentar o esporte na França, e possui basicamente pacotes de 4 ou 7 dias All Incluse. Particularmente, achei Os pacotes de snowboard muito bacanas, sendo que por cerca de 700 euros você tem hospedagem em quarto coletivo, pensão completa, lift pass, equipamento e aulas. Desta maneira, fechei o pacote de Out of Piste (dentre os cursos disponíveis há os de iniciantes, on piste de varios níveis, off piste e sem aula incuso) em Chamonix para o meio de Março.

Para chegar em Chamonix, peguei um voo de São Paulo - Lisboa, e Lisboa - Genebra, por cerca de 900 dólares e mais un transfer de Genebra para Chamonix por 26 euros, sendo que a viagem total durou cerca de 18 horas.

Chamonix fica no meio de um vale, sendo cercada por 2 cadeias de montanhas muito altas, sendo ambas esquiáveis. Ao longo deste vale, encontramos mais algumas pequenas vilas onde estão situadas as bases dos outros "domínios" que compõem Chamonix.

Resumindo, ao longo do vale, em ambas as faces da montanha existem 3 grandes domínios esquiáveis interligados (sendo que ainda existem os backcountries que são cobertos pelo pass), possuindo ainda um eficiente sistema de transporte rodoviário ou ferroviário (incluso no ski pass). Os grandes domínios são: Brévent - Flégère (Chamonix), Les Grands Montets (Argentiere) e La Estación de Balme (Le tour).

O centro do UCPA em em Chamonix é composto por um grande prédio com cerca de 20 habitações, como 5 camas cada. Havia um esquema bem legal em que todos eram responsáveis pela limpeza e organização do local. Assim, ao final da estadia, cada um aspirada seu quarto e arrumava a cama para os próximos que chegasem. Já no refeitório, após as refeições, todos limpavam as mesas e levavam os pratos para serem lavados pelo pessoal da UCPA. As refeições eram muito boas, sendo que o café da manhã e janta eram no próprio centro e para o almoço, todos preparavam lanches para levar e comer na montanha.

O primeiro dia de viagem foi basicamente dentro do avião. Para chegar a Chamonix, peguei um voo de São Paulo - Lisboa, e Lisboa - Genebra, por cerca de 900 dólares e mais un transfer de Genebra para Chamonix por 26 euros, sendo que a viagem total durou cerca de 18 horas. Cheguei no centro as 15 horas, sendo que somente passeei pela cidade e jantei, para então ter uma merecida noite de sono.

No segundo dia, peguei o equipamento no próprio centro e tive um dia livre de snow. Os equipamentos são compostos por pranchas da rossignol bem novas, sendo que inclusive haviam muitas com a tecnologia magnatraction. Neste dia, andei com alguns franceses pelo domínio Brévent - Flégère durante todo o dia.

Ja nó terceiro dia iniciamos as aulas. Para o curso escolhido, entrei em um grupo composto por 10 pessoas mais o instrutor, que teve mais função de guia, porém fornecendo diversas dicas técnicas para todos os riders do grupo. Há um assesment do level de todos do grupo, sendo que se o aluno não atingisse o nível mínimo requerido, ele poderia ser "rebaixado" para outra turma. A prova de fogo foi andar de switch em uma pista vermelha. Confesso que fiquei com bastante medo, mas deu tudo certo.

Neste dia, todos recebemos um receiver de avalanche, uma pá e um stick, e todos recebemos treinamentos práticos para saber como agir no caso de algum acidente. As avalanches lá são um perigo real e o controle dos riscos é levado muito a sério.

Em tese, o curso é inteiramente voltado ao fora de pista, porém, infelizmente não pegamos nenhum dia de fresh powder, o que fez com que no início das manhãs com a neve dura, as aulas eram on piste e voltadas ao desenvolvimento da técnica de todos. Porém, em todos os dias com o conhecimento do instrutor, encontramos paredes voltadas ao norte que nunca recebia a luz do sol e a neve não deretia. Sensação fantástica. E todos os dias caminhavamos alguns minutos para encontrar as melhores descidas.

O nível de todos do grupo era muito forte, sendo que isso ajudou demais a todos se superarem. Todos os dias o instrutor nos levava a domínios diferentes, passando por diversos tipos de terreno e de dificuldade. No ultimo dia, já desciamos paredes com inclinação de 40 graus. Em alguns dias, quando havia risco muito grande de avalaches, o instrutos nos passava exercícios como 180s, flat tricks e grabs, que foi muito legal para pegar mais confiança nos tricks.

Certamente voltarei aos centros da UCPA, porém agora em outras ski areas nos alpes franceses.

felipe kasai

Voltar para topo
RicardoPD Veja o Drop-Down
Intermediário
Intermediário

Citação de  RicardoPD Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2012 em 10:23pm
Kasai, bela viagem. Uma dúvida: as aulas são em francês ou em inglês?
Voltar para topo
kasai Veja o Drop-Down
Iniciante
Iniciante

Citação de  kasai Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mar 2012 em 8:12am
Fala Ricardo! todos os instrutores falam inglês. Como minha turma era composta por 50% de franceses e 50% de outros países, o instrutor dava as mesmas instruções em francês e inglês.
Voltar para topo
luis Veja o Drop-Down
Intermediário
Intermediário

Citação de  luis Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2012 em 12:38pm
show!!  ano que vem estou la com certeza!! 

e para agosto?? vai conseguir ou não?? to afim de ir para chillan. pegamos trem em santiago e ficamos nos condos que sai barato...  latem uns bowls fora de pista muito bons ehehe

abraço
Luis
Voltar para topo
leocastelan Veja o Drop-Down
Iniciante
Iniciante

Citação de  leocastelan Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2012 em 4:49pm
como é o esquema destes condos?
Voltar para topo
kasai Veja o Drop-Down
Iniciante
Iniciante

Citação de  kasai Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2012 em 5:22pm
Fala Luís!
Então, aparentemente meu meio de ano vai ser travado no trampo. Vou forçar a barra aqui pra conseguir sair pelo menos uma semana. Ficar sem snow é complicado né hehehe. Já definiram datas?
Voltar para topo
Hermida Veja o Drop-Down
Intermediário
Intermediário

Citação de  Hermida Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2012 em 2:31am
Muito bom o relato, queria muito ter ido, infelizmente n consegui me liberar aqui no Rio mas na proxima sou parceiro!

Essa de andar de switch em uma pista vermelha ia ser f.... mesmo!!

Abs!
Voltar para topo
kasai Veja o Drop-Down
Iniciante
Iniciante

Citação de  kasai Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mar 2012 em 8:33am
Na próxima juntamos uma galera! hehehe
Mas foi bem legal o esquema dos caras! valeu a pena!

abraço!
Voltar para topo
skinner_rj Veja o Drop-Down
Iniciante
Iniciante

Citação de  skinner_rj Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2012 em 10:11pm
Poxa,
estava na itália no mês de fevereiro e tirei 5 dias para ficar em chamonix. Somente conhecia america do sul e fiquei de cara. Tava de carro alugado e corri pra todas as montanhas que podia. Se soubesse desse esquema da UCPA tinha pego info, pelo menos para aproveitar as aulas.

Há muito outros lugares que quero conhecer, mas com certeza voltarei a Chamonix na primeira oportunidade.

abs,
skinner
Voltar para topo
luizandreto Veja o Drop-Down
Pro
Pro

Citação de  luizandreto Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Apr 2012 em 3:37pm
kasai, tb fui nesse esquema UCPA em janeiro, em Chamonix.
Recomendo muito e também pretendo ir à outros centros UCPA.
Tudo muito excelente: instrutores, equipamentos, alojamento, alimentação. Vale muito a pena.

Esse ano pretendo ir no final de julho para chile, alguem pode me indicar um local? to perdido, tem muitas opções.

Luis, ainda tem vaga nesses condos para chillan?
Voltar para topo
Hermida Veja o Drop-Down
Intermediário
Intermediário

Citação de  Hermida Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Apr 2012 em 9:29pm
Kasai,

Cara, estou indo semana que vem para Genebra para ir em uma feira que vai ter la e queria pegar uns 2 ou 3 dias la para ir p Chamonix, e final de temporada mas vi que essa semana esta nevando por la...

Me tira umas duvidas...rs.. 1) existe controle de fronteira/passaporte para ir de Genevra para Chamonix? Vou estar com hotel pago em Genebra, entao pensei em ir e voltar todo dia de Chamonix, entao queria saber se tenho que levar o passaporte todo dia...

2) Voce chegou a fazer algo la a noite em Chamonix? queria saber se tem algo para se fazer por la...

3) Vc teria alguma dica de local na montanha bom (fora de pista) para indicar?

Abs!

Voltar para topo
luizandreto Veja o Drop-Down
Pro
Pro

Citação de  luizandreto Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Apr 2012 em 9:48pm
Hermida,
deixa eu te passar algumas informações, acho que info nunca é demais:
nao tem controle de genebra pra chamonix. a viagem dura 1:40 aprox. a cidade tem um centrinho com alguns bares. tem o irish pub que era bem animado na epoca que fui. mas é aquele esquema de estacoes de esqui: uma ruazinha apenas com alguns bares, restaurantes e gift shops. quanto a dica de montanha, nao posso ajudar, o lugar é gigante e fui com o instrutor da UCPA.
Espero ter ajudado.
Voltar para topo
Hermida Veja o Drop-Down
Intermediário
Intermediário

Citação de  Hermida Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Apr 2012 em 10:01pm
Valeu pelas dicas Luiz!

Po, 1:40 p ir e voltar todo dia vai ser meio cansativo, mas ja q vou estar por la ne...

Abs!

Voltar para topo
kasai Veja o Drop-Down
Iniciante
Iniciante

Citação de  kasai Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Apr 2012 em 10:08pm
Fala Hermida! O luiz já respondeu tdo!
Como vc vai ter 3 dias, sugiro ir cada dia em um domínio.
Quanto aos fora de pista, Chamonix é uma estação diferente das que conhecia aqui na America do Sul. Tem poucas pistas marcadas, mas a área esquiável é enorme, então dá para esquiar em quase todas as faces das faces das montanhas.
Mas alguns dos fora de pista que fiz realmente necessitavam de um guia, pois além de conseguir medir o perigo de avalanches (que é real por lá), haviam caminhos bem escondidos...
Se sobrar um tempinho, tenta fazer o mer de glace, que é uma descida de mais de 20km feita em um glaciar. Quem foi fala que é inesquecível...

abraço!

Voltar para topo
 Responder Responder Página  123>

Ir para Permissões do Fórum Veja o Drop-Down

Bulletin Board Software by Web Wiz Forums® version 9.08
Copyright ©2001-2008 Web Wiz
Copyright 2006-2007 - SnowAdventures